Loader

Slide

Polissonografia

Existem 4 tipos de exames que analisam o nosso sono, dentro do espectro da Polissonografia:

Polissonografia Tipo I:

Realizada em laboratório, monitora a atividade cerebral, movimentos oculares e musculares (na face e pernas), respiração através de pressão, temperatura e movimentação da caixa torácica, posição corporal, oxigenação do sangue e eletrocardiograma, adicionada à presença de video (para avaliar comportamentos não usuais) e do técnico do exame para correção de eventuais problemas no registro. Mais utilizada em casos de transtornos do movimento e na interface parassonia e epilepsia, quando há possibilidade de estender o número de canais de avaliação da atividade cerebral.

Polissonografia Tipo II:

Realizada no domicílio do paciente, avalia as mesmas variáveis da Tipo I, monitorando a atividade cerebral, movimentos oculares e musculares (na face e pernas), respiração através de pressão, temperatura e movimentação da caixa torácica, posição corporal, oxigenação do sangue e eletrocardiograma. Mais indicada para casos respiratórios.

Polissonografia Tipo III:

A partir deste tipo prefere utilizar-se a nomenclatura POLIGRAFIA e não polissonografia pois o sono não está diretamente sendo avaliado, uma vez que não há monitorização da atividade cerebral. Este tipo avalia respiração através de pressão, temperatura e movimentação da caixa torácica, posição corporal, oxigenação do sangue e eletrocardiograma. Mais indicado para casos com alto grau de suspeita de apneia obstrutiva do sono grave, particularmente quando não há possibilidade da realização do tipo I ou II.

Polissonografia Tipo IV:

Oximetria de pulso com monitorização da frequência cardíaca. Apenas um ou dois sensores, mais indicado no seguimento dos casos respiratórios do sono ou como triagem dos casos respiratórios, para posteriormente esclarecer com a Polissonografia Tipo I ou II.

Eletroencefalograma

Exame que avalia, por eletrodos no couro cabeludo, a atividade elétrica do cérebro. Idealmente se realiza o exame em sono espontâneo e vigília.  Por isso pede-se uma privação de sono (parcial) e que o paciente venha com o couro cabeludo limpo.

O exame tem a duração padrão de 30 minutos, podendo se estender caso o registro não esteja adequado para análise.

Eletroencefalograma Prolongado

É o mesmo exame de eletroencefalograma, porém com registro durando mais tempo, a ser determinado pelo solicitante, dependendo do tipo de alteração que esteja em investigação.

O mais habitual é a realização de exame com duração de 2 horas.

Vídeo Eletroencefalograma

É o exame que avalia a atividade elétrica cerebral concomitante ao registro de Vídeo. É indicado para investigação de eventos motores (para avaliar a natureza – se epiléptica ou não – destes eventos e a característica clínico-eletrográfica dos mesmos.

Pode ter a duração variável, também dependendo da suspeita clínica. Em alguns locais realiza-se, adicionado à esta monitorização, retirada de medicamento, adiciona-se eletrodos em outros locais, inclusive sobre grupamentos musculares.

Já estamos realizando Polissonografia Domiciliar Tipo II em parceria com a EMSONO!

Agendamento pelos telefones:
AZ Clínica
(92) 3584.1452
(92) 99138.7426
——
EMSONO
(92) 3042 1080
(92) 98241 3838